arte e cultura como ferramentas de transformação

Conheça o Orixá Oxum

Para nós, do Festival Salve Orixás, é uma alegria e honra celebrarmos o Orixá Oxum, a rainha de todos os rios e cachoeiras.

Neste artigo, você aprenderá mais sobre suas origens, características, rituais e muito mais sobre o Orixá Oxum, uma mãe das crianças!

ORIXÁ OXUM, ORA YEYÊ Ô, MAMÃE OXUM!

A rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras. Oxum é a orixá feminina (yabá) que é relacionada com a fertilidade e com a capacidade de se ver o futuro. Intimamente associada à riqueza espiritual e material, à vaidade e à capacitação da mulher, Oxum é representada por uma mulher elegante, adornada da cabeça aos pés com jóias de ouro, sentada à beira de um rio, com um espelho redondo e dourado.

Ela não vê defeitos nos seus filhos, que são, para ela, verdadeiras jóias das quais só lhes enxerga o brilho. Por isso, Oxum é a mãe das crianças, seres inocentes e sem maldade, zelando por elas desde o ventre até que adquiram a sua independência.

Com as bênçãos de Oxum, a proposta do Festival Salve Orixás é contribuir para o debate de como podemos, por meio da arte, da cultura e da educação, abrir os caminhos para novos entendimentos sobre o legado negro e indígena para o Brasil.

Abaixo você confere mais sobre as características e rituais sobre o Orixá Oxum:

DIA: Sábado
CORES: Amarelo – Ouro
SÍMBOLO: Leque com espelho (Abebé)
ELEMENTO: Água Doce (Rios, Cachoeiras, Nascentes, Lagoas)
DOMÍNIOS: Amor, Riqueza, Fecundidade, Gestação e Maternidade
SAUDAÇÃO: Òóré Yéyé ó!
Fonte: Site O Candomblé

ORIXÁ OXUM, A GRANDE MÃE ADORÁVEL

Segundo registrado em “O Livro dos Orixás” (Editrora Fi), o autor Vicente Galvão Parizi reforça que o Orixá Oxum:

A vida vem das águas, portanto Oxum é a dona da vida, e como tal rege a fecundidade, a fertilidade e todas as gestações. Em consequência, é a Mãe de todas as crianças e todas as criaturas vivas. Esclarecendo em definitivo: não há ser humano que não seja filho de Oxum.

APRENDA MAIS SOBRE O ORIXÁ OXUM

Em seu canal no YouTube, o babalorixá e antropólogo dr. e pai Rodney William de Oxóssi (autor do livro “Apropriação Cultural” pela coleção Feminismos Plurais), traz uma live sobre o Orixá Oxum. Solta o play abaixo:

OXUM - COM UM ESPELHO NA MÃO, VENÇO UMA GUERRA


VEM COM A GENTE CELEBRAR O ORIXÁ OXUM

Entre os dias 05 a 07 de maio, no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, acontecerá o Festival Salve Orixás 2023: uma edição repleta de culturas afro brasileiras e indígenas, com muita arte e música para celebrarmos nossos Orixás e Ancestralidades.

Clique aqui e confira a programação completa, conheça os artistas e vem com a gente para uma grande festa!

Gostou do nosso conteúdo?

Aproveite para conferir uma playlist completa no Spotify para você conhecer nossos artistas convidados, nos seguir no Instagram, se inscrever em nosso canal do YouTube e ainda assinar nossa Newsletter!

Créditos:
Texto de Bruno Vieira e Magno Martins
Imagem Orixá Oxum, tela de Ester de Oxum

Cadastre-se e receba os nossos conteúdos para aprender mais sobre as culturas afro-brasileiras e indígenas!

Imagem: Oxum - Tela de Ester de Oxum

conheça os orixás

Roda de Conversa

arte e cultura como ferramentas de transformação

No dia 06 de maio, às 16 horas, no Teatro Francisco Nunes, artistas e educadores vão se reunir para discutir os desafios do ensino das culturas negra e indígena e compartilhar ideias sobre como estabelecer pontes entre escolas e outras instituições. O debate é gratuito e aberto a todos.

Aviso de Cookies:
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Conheça nossa Política de Privacidade.