Abrindo os caminhos para o Festival Salve Orixás 2023…
Primeiramente, saudamos aqueles que vieram primeiro e o Senhor dos caminhos, do Axé, das Encruzilhadas, que promove a comunicação entre nós e os demais orixás. Senhor do movimento, da transformação, elementar a qualquer coisa que iniciemos. O primeiro gole. A primeira baforada. O primeiro passo. Nada se faz sem Exu. Laroyê Mojubá!
O 2º Festival Salve Orixás é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (modalidade Fundo) e deriva de uma proposta inicialmente executada pelo cantor e compositor Moisés Pescador. A primeira edição, que ocorreu em dezembro de 2021, foi realizada de forma virtual, em virtude da pandemia, por meio da Lei Emergencial Aldir Blanc. Finalmente, na edição presencial de 2023, artistas e público poderão se encontrar presencialmente em apresentações calorosas e emovionantes.
O Festival pretende não apenas garantir apresentações ao público em geral, mas também a presença de estudantes de escolas públicas no teatro, a fim de cumprir as leis 10.639 e 11.645, que regulamentam o ensino das culturas afro-brasileira e indígena no currículo escolar.
Quer saber o que tem na programação do festival? Então fica ligado.
Entre os dias 05 e 07 de maio de 2023, o palco do Teatro Francisco Nunes vai ser ocupado pelas apresentações do Festival Salve Orixás. O evento traz em sua segunda edição apresentações musicais, além de debater a cultura afro-brasileira e indígena pelo viés da educação e da promoção de direitos.
Dentro da programação, que abrange apresentações musicais e debates, já estão confirmados nomes de artistas da cena cultural afro-brasileira e indígena: a brasiliense Nãnan Matos; os baianos Edivan Fulni-ô e Ester de Oxum; a mineira Elisa de Sena e o mineiro Moisés Pescador. Além disso, como atração internacional, a presença do senegalês Mamour Ba.
Data: 05, 06 e 07 de maio de 2023
Local: Teatro Francisco Nunes – Av. Afonso Pena, 1.321, Centro, Belo Horizonte
O Teatro Francisco Nunes – é acessível para pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência. Além disso, as apresentações do Festival contarão com intérpretes de Libras.
Confira a programação do Festival Salve Orixás.
As apresentações artísticas acontecem no Teatro Francisco Nunes (dentro do Parque Municipal), sempre a partir das 19hs.
Performance de abertura do festival: “Xirê: do Aiyê ao Orum pelo ventre de Iyabá”.
Apresentação musical
Apresentação musical
Apresentação musical
Apresentação musical
Apresentação dos alunos de música do CICALT
Apresentação musical
A Roda de conversa com os artistas acontece também no Teatro Francisco Nunes, no sábado, dia 06 de maio, das 16hs às 18hs, com entrada gratuita. Em breve, informações sobre vagas e inscrições.
Aviso de Cookies:
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Conheça nossa Política de Privacidade.