fbpx

arte e cultura como ferramentas de transformação

Sobre a edição 2021

Entre os dias 13 a 17 de dezembro de 2021 aconteceu, em formato online, a primeira edição do Festival Salve Orixás, iniciativa que tem por objetivo fomentar o diálogo entre a arte e a educação, promovendo a cultura negra e difundindo conhecimento por meio da música. Direcionado para crianças, jovens e adultos que se interessam por música popular brasileira e novos artistas, o evento conta com apresentações musicais e debates sobre a cultura afro-brasileira e indígena pelo viés da educação e da promoção de direitos. .

Além das apresentações artísticas, o festival contou com a realização de debates com os/as artistas convidados/as antes de suas respectivas apresentações, que dialogam sobre temas de interesse de professores/as, pesquisadores/as e educadores/as, principalmente os/as que se interessam pela temática da cultura afro-brasileira e indígena.

Viabilizado pela Lei Emergencial Aldir Blanc por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o Salve Orixás deriva de uma proposta inicialmente executada pelo seu idealizador, o artista itaunense Moisés Pescador. Natural de Itaúna, cidade do Centro-Oeste mineiro, Moisés é músico autodidata, cantor e compositor, e reside em Belo Horizonte desde 2005 no bairro da Lagoinha. Em 2016, foi premiado no Festival de Música da Reforma Agrária, em que o tema do festival foi: “Da Luta Brotam Vozes de Liberdade”. Em 2017, realizou o show Salve Orixás, que agora dá nome ao festival, e em 2021, coordenou o Festival De Todas As Cores, que teve a proposta valorizar e reconhecer os talentos LGBTQ+ e negros de Itaúna e do Centro-Oeste de Minas Gerais.

Confira abaixo, na íntegra, todos os shows e debates com os artistas que trouxeram sua arte e cultura para o nosso festival:

conheça a história do festival salve orixás

Moisés Pescador nos conta como sua história se mistura à história do Festival em sua constante busca por sua ancestralidade. Confira no vídeo.

assista a edição 2021 completa

SALVE ORIXÁS 2021: FESTIVAL PROMOVE DIVERSIDADE DA MÚSICA BRASILEIRA

Realizado de maneira virtual e gratuita, evento reuniu em 2021, artistas da cena musical afro-idígena para debates e apresentações artísticas.

Em 2023, o festival proporciona aos mesmos artistas da primeira edição, o reencontro presencial com o público, com apresentações vibrantes e cheias de referências à ancestralidade do nosso povo.

Conheça os artistas do festival

primeiro lote vem aí!

compre seus ingressos

a preços promocionais!

cadastre e receba uma notificação sobre o início das vendas de ingressos em primeira mão!

Aviso de Cookies:
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Conheça nossa Política de Privacidade.