fbpx

arte e cultura como ferramentas de transformação

Conheça o Orixá Iemanjá

Para nós, do Festival Salve Orixás, é uma alegria e honra celebrarmos o Orixá Iemanjá, a dona das águas do mundo.

Neste artigo, você aprenderá mais sobre suas origens, características, rituais e muito mais sobre o Orixá Iemanjá, dona dos mares e das cabeças!


ORIXÁ IEMANJÁ, ODOYÁ!

A dona das águas do mundo – dos rios e dos mares. Talvez a Yabá que, ao lado de Oxum, é uma das mais conhecidas e cultuadas no Brasil. Iemanjá, também conhecida como Janaína, é mãe de quase todos os orixás. Ela é a mãe que orienta, que mostra os caminhos, que educa, e sabe, sobretudo, explorar as potencialidades que estão dentro de cada um.

Venerada e respeitada por pescadores e todos aqueles que vivem no mar, ela está associada aos rios e suas desembocaduras, à fertilidade das mulheres, à maternidade e, principalmente, ao processo de criação do mundo e da continuidade da vida. A tranquilidade do mar ou as tempestades estão sob o seu domínio.

Navegando com Iemanjá, a proposta do Festival Salve Orixás é contribuir para o debate de como podemos, por meio da arte, da cultura e da educação, abrir os caminhos para novos entendimentos sobre o legado negro e indígena para o Brasil.

Abaixo você confere mais sobre as características e rituais sobre o Orixá Iemanjá:

DIA: Sábado
COR: Branco, Prateado, Azul e verde
SÍMBOLO: Abebé prateado, Alfange
ELEMENTOS: Águas doces que correm para o mar, Águas do mar
DOMÍNIOS: Inteligência, Maternidade, Saúde mental e Psicológica
SAUDAÇÃO: Erù-Iyá, Odó-Iyá
Fonte: Site O Candomblé

ORIXÁ IEMANJÁ, DONA DOS MARES E DA CABEÇA

Segundo registrado em “O Livro dos Orixás” (Editrora Fi), o autor Vicente Galvão Parizi reforça que o Orixá Iemanjá:

Senhora das águas salgadas, mãe da criação e do mar, mãe de todos os deuses e todos os homens, senhora das cabeças, portanto, senhora da sanidade mental e da loucura. Praticamente compartilha de todas as mesmas características de Oxum, embora se relacione mais diretamente com a água salgada: é o Orixá regente dos mares e oceanos. Como Oxum, está ligada à maternidade: é o instinto materno, a capacidade de gerar e criar os filho.

APRENDA MAIS SOBRE O ORIXÁ IEMANJÁ

Em seu canal no YouTube, o babalorixá e antropólogo dr. e pai Rodney William de Oxóssi (autor do livro “Apropriação Cultural” pela coleção Feminismos Plurais), traz uma live sobre o Orixá Iemanjá. Solta o play abaixo:

IEMANJÁ | Do rio ao mar, rainha de todas as águas

VEM COM A GENTE CELEBRAR O ORIXÁ IEMANJÁ

Entre os dias 05 a 07 de maio, no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, acontecerá o Festival Salve Orixás 2023: uma edição repleta de culturas afro brasileiras e indígenas, com muita arte e música para celebrarmos nossos Orixás e Ancestralidades.

Clique aqui e confira a programação completa, conheça os artistas e vem com a gente para uma grande festa!

Gostou do nosso conteúdo?

Aproveite para conferir uma playlist completa no Spotify para você conhecer nossos artistas convidados, nos seguir no Instagram, se inscrever em nosso canal do YouTube e ainda assinar nossa Newsletter!

Créditos:
Texto de Bruno Vieira e Magno Martins
Imagem Orixá Iemanjá, tela de Ester de Oxum

Cadastre-se e receba os nossos conteúdos para aprender mais sobre as culturas afro-brasileiras e indígenas!

Imagem: Iemanjá - Tela de Ester de Oxum

conheça os orixás

Roda de Conversa

arte e cultura como ferramentas de transformação

No dia 06 de maio, às 16 horas, no Teatro Francisco Nunes, artistas e educadores vão se reunir para discutir os desafios do ensino das culturas negra e indígena e compartilhar ideias sobre como estabelecer pontes entre escolas e outras instituições. O debate é gratuito e aberto a todos.

Aviso de Cookies:
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Conheça nossa Política de Privacidade.