Para nós, do Festival Salve Orixás, é uma alegria e honra celebrarmos o Orixá Exú, o grande senhor que abre os caminhos da comunicação entre os seres humanos e todos os orixás.
Neste artigo, você aprenderá mais sobre suas origens, características, rituais e muito mais sobre o Orixá Exu, o grande mensageiro!
ORIXÁ EXÚ, A TI O PRIMEIRO GOLE
Um festival que celebra os orixás não pode se furtar de saudar aquele que abre os caminhos. Que promove a comunicação entre nós e os demais orixás. Senhor do movimento, da transformação, elementar a qualquer coisa que iniciemos. O primeiro passo. Nada se faz sem Exu.
As religiões judaico-cristãs veem esse ser como um demônio, uma entidade que pratica só maldade. Quanto erro, minha gente, não é nada disso! Considerar Exu um diabo é praticar racismo religioso contra as manifestações de matriz afro-brasileira. O maniqueísmo, próprio das grandes religiões monoteístas, não se aplica ao Candomblé, muito menos a Exu. A cultura africana desconhece oposições, em especial a oposição entre bem e mal; sabe-se aqui que o bem de um pode perfeitamente ser o mal de outro; portanto, cada um deve dar o melhor de si para obter tudo de bom na sua vida, sempre cultuando, agradando e agradecendo a Exu, para que ele seja, no seu quotidiano, a manifestação do amor, da sorte, da riqueza e da prosperidade.
É verdade que Exu é controverso, talvez o mais controverso de todas as divindades do panteão iorubá. Mas uma coisa é certa: é ele quem estabelece a comunicação entre os seres humanos e os demais orixás. Sem Exu não tem gira, não tem diálogo entre “céu” e “terra”, entre orum e aiyê.
Abaixo você confere mais sobre as características e rituais sobre o Orixá Exú:
DIA: Segunda-feira.
CORES: Preto (ou seja, a fusão das cores primárias) e vermelho.
SÍMBOLOS: Ogó de forma fálica, falo erecto.
ELEMENTOS: Terra e fogo.
DOMÍNIOS: Sexo, magia, união, poder e transformação.
SAUDAÇÃO: Laroié!
Fonte: Site O Candomblé
ORIXÁ EXÚ, O ESPÍRITO DO MOVIMENTO
Segundo registrado em “O Livro dos Orixás” (Editrora Fi), o autor Vicente Galvão Parizi reforça que o Orixá Exu:
“Exu representa o espírito do movimento, por isso deve ser ao mesmo tempo acionado e controlado. Acionado porque, como tudo é movimento, sem Exu nada existiria: até o movimento do sangue em nossas veias pertence a Exu, assim como a fome que nos impulsiona e a sexualidade que nos faz agir, procriar e levar em frente a raça humana.“
APRENDA MAIS SOBRE O ORIXÁ EXÚ
Em seu canal no YouTube, o babalorixá e antropólogo dr. e pai Rodney William de Oxóssi (autor do livro “Apropriação Cultural” pela coleção Feminismos Plurais), traz uma live sobre o Orixá Exú. Solta o play abaixo:

VEM COM A GENTE CELEBRAR O ORIXÁ EXÚ
Entre os dias 05 a 07 de maio, no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, acontecerá o Festival Salve Orixás 2023: uma edição repleta de culturas afro brasileiras e indígenas, com muita arte e música para celebrarmos nossos Orixás e Ancestralidades.
Clique aqui e confira a programação completa, conheça os artistas e vem com a gente para uma grande festa!
Gostou do nosso conteúdo?
Aproveite para conferir uma playlist completa no Spotify para você conhecer nossos artistas convidados, nos seguir no Instagram, se inscrever em nosso canal do YouTube e ainda assinar nossa Newsletter!
Créditos:
Texto de Bruno Vieira e Magno Martins
Imagem Orixá Exu, tela de Ester de Oxum