fbpx

arte e cultura como ferramentas de transformação

Conheça o Orixá Ibeji

Para nós, do Festival Salve Orixás, é uma alegria e honra celebrarmos o Orixá Ibeji, o orixá da brincadeira e da alegria.

Neste artigo, você aprenderá mais sobre suas origens, características, rituais e muito mais sobre o Orixá Ibeji, representante da solidariedade!


ORIXÁ IBEJI, BEJIRÓÓ, IBEJI!

Ibeji é o Orixá-Criança, o Erê, entidade ligada a todos os orixás e seres humanos. É a divindade da brincadeira e da alegria, e a sua regência está ligada à infância. São divindades gêmeas e infantis – por isso são associadas ao princípio da dualidade e a tudo que se inicia e nasce.

Ibeji é a criança que nos habita. Tudo que aconteceu na nossa infância foi regido, gerado e administrado por Ibeji. Portanto, Ibeji já viveu todas as felicidades e travessuras que todos nós, seres humanos, vivemos. A lenda e a história de Ibeji acontece a cada momento feliz de uma criança. Ao menos para manter vivo este importante Orixá, procure dar felicidade a uma criança.

Os filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhões, sorridentes, irrequietos – tudo, enfim, o que se possa associar ao comportamento típico infantil. São dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem revelar-se teimosamente obstinados e possessivos. Ao mesmo tempo, a sua leveza perante a vida se revela no seu eterno rosto de criança e no seu modo ágil de se movimentar, a sua dificuldade em permanecer muito tempo sentado, extravasando energia.

Abaixo você confere mais sobre as características e rituais sobre o Orixá Ibeji:

DIA: Domingo
CORES: Azul, Rosa e Verde
ELEMENTO: Ar
DOMÍNIOS: Nascimento e Infância
SÍMBOLOS: 2 Bonecos Gémeos, 2 Cabacinhas
SAUDAÇÃO: Bejiróó!
Fonte: Site O Candombé


ORIXÁ IBEJI, ORIXÁ DA ESPERANÇA DO FUTURO

Segundo registrado em “O Livro dos Orixás” (Editrora Fi), o autor Vicente Galvão Parizi reforça que o Orixá Ibeji:

Ibeji não incorpora em humanos, portanto não há iniciação: é reverenciado nas pessoas que se identificam com sua energia. Os que cultuam essa energia adquirem características especiais: pessoas alegres, sociáveis, cheios de esperança no futuro. Apresentam facilidade em seguir diversas atividades ao mesmo tempo.


APRENDA MAIS SOBRE O ORIXÁ IBEJI

No canal Mãe Regina de Oxossi você encontra um vídeo que ensina mais sobre o orixá Ibeji. Confira abaixo:

Mãe Regina de Oxóssi - Falando sobre Ibeji


VEM COM A GENTE CELEBRAR O ORIXÁ IBEJI

Entre os dias 05 a 07 de maio, no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, acontecerá o Festival Salve Orixás 2023: uma edição repleta de culturas afro brasileiras e indígenas, com muita arte e música para celebrarmos nossos Orixás e Ancestralidades.

Clique aqui e confira a programação completa, conheça os artistas e vem com a gente para uma grande festa!

Gostou do nosso conteúdo?

Aproveite para conferir uma playlist completa no Spotify para você conhecer nossos artistas convidados, nos seguir no Instagram, se inscrever em nosso canal do YouTube e ainda assinar nossa Newsletter!

Créditos:
Texto de Bruno Vieira e Magno Martins
Imagem Orixá Ibeji, tela de Ester de Oxum

Cadastre-se e receba os nossos conteúdos para aprender mais sobre as culturas afro-brasileiras e indígenas!

Imagem: Ibeji - Tela de Ester de Oxum

conheça os orixás

Roda de Conversa

arte e cultura como ferramentas de transformação

No dia 06 de maio, às 16 horas, no Teatro Francisco Nunes, artistas e educadores vão se reunir para discutir os desafios do ensino das culturas negra e indígena e compartilhar ideias sobre como estabelecer pontes entre escolas e outras instituições. O debate é gratuito e aberto a todos.

Aviso de Cookies:
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Conheça nossa Política de Privacidade.