É com muita alegria que receberemos Ester de Oxum em nosso palco! Entre os dias 05 a 07 de maio, no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, acontecerá o Festival Salve Orixás 2023: uma edição repleta de culturas afro brasileiras e indígenas, com muita arte e música para celebrarmos nossos Orixás e Ancestralidades.
Ester de Oxum é artista do campo da produção audiovisual, de artes visuais e de performance art. Graduou-se em Licenciatura Interdisciplinar em Artes pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) – Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas. Tem relações intensas com a ancestralidade afro-brasileira e expressa esse sentimento por meio da sua obra e também pela sua fé, participando do terreiro Aramefá Odé Ilê, em Teixeira de Freitas.
É de Ester de Oxum a assinatura da concepção visual do evento e também a realização da performance de abertura do festival: “Xirê: do Aiyê ao Orum pelo ventre de Iyabá”. Trata-se de uma intervenção cujo objetivo é contar, por meio do corpo, a gênese do mundo e sociedade, de acordo com a mitologia Iorubá. Colocando a mulher, o útero no papel de centralidade como caminho para entendimento desse mundo. É uma apresentação de um corpo só, mas com inúmeros elementos para enriquecer a visualidade e compor a corpografia.
Curta o Festival Salve Orixás
Confira a programação completa do Festival Salve Orixás, solta o play em uma playlist completa no Spotify para conhecer as músicas de Ester de Oxum e também dos nossos artistas convidados. Aproveite e siga-nos no Instagram, inscreva-se em nosso canal do YouTube e ainda assine nossa Newsletter!
Celebrando a arte e cultura afro-brasileira e indígena, Ester de Oxum se apresenta
no dia 05 de maio de 2023, a partir das 19h00 no Teatro Francisco Nunes.