Para nós, do Festival Salve Orixás, é uma alegria e honra celebrarmos o Orixá Oxalá, o orixá Oxaguiã e Oxalufã.
Neste artigo, você aprenderá mais sobre suas origens, características, rituais e muito mais sobre o Orixá Oxalá, o pai criador!
ORIXÁ OXALÁ, EPA BABÁ!
Oxalá é um elemento fundamental dos primórdios, massa de ar e massa de água, a protoforma e a formação de todo o tipo de criaturas no aiyê (terra) e no orum (“céu”). Todas as histórias que relatam a criação do mundo passam necessariamente por Oxalá, que foi o primeiro orixá concebido por Olodumaré e encarregado de criar não só o universo, como todos os seres, todas as coisas que existiriam no mundo.
Ao incorporar-se, assume duas formas: Oxaguiã, jovem guerreiro, e Oxalufã, velho apoiado num bastão de prata. Oxaguiã foi rei de Ejigbo, é um guerreiro jovem e valente. Quando as iaôs deste orixá dançam, elas brandem um pilão e um escudo numa das mãos e, na outra, uma espada. Oxalufã foi o rei de Ifan, é um Oxalá muito velho, curvado pelos anos. Ele apoia seus passos cambaleantes sobre um Opaxorô, grande bastão de metal branco, encimado pela imagem de um pássaro e ornado por discos de metal e pequenos sinos. No xirê, Oxalá é homenageado por último porque é o grande símbolo da síntese de todas as origens. Ele representa a totalidade, o único orixá que, assim como Exú, reside em todos os seres humanos. Todos são seus filhos e irmãos, já que a humanidade vive sob o mesmo teto, o grande pano (Alá) que nos cobre e protege o céu.
Filhos de Oxalufã são frágeis, delicados. Compensam sua debilidade física com grande força moral. É fiel no amor e na amizade. Já os filhos de Oxaguiã podem ser altos, baixos, fortes e magros. Gostam profundamente da vida, sendo ao mesmo tempo pessoas brincalhonas e sérias.
Abaixo você confere mais sobre as características e rituais sobre o Orixá Oxalá:
DIA: Sexta-feira
COR: Branco leitoso.
SÍMBOLO: Opáxoró
ELEMENTOS: Atmosfera e Céu
DOMÍNIOS: Poder procriador masculino, Criação, Vida e Morte
SAUDAÇÃO: Epa Bàbá
Fonte: Site O Candomblé
ORIXÁ OXALÁ, O PAI CRIADOR
Segundo registrado em “O Livro dos Orixás” (Editrora Fi), o autor Vicente Galvão Parizi reforça que o Orixá Oxalá:
O Grande Pai, o poder masculino ancestral, associado ao equilíbrio, à calma, ao silêncio. Rege a criatividade humana em relação ao entendimento e uso dos recursos naturais. Senhor dos talentos pessoais, rege também a prosperidade.
APRENDA MAIS SOBRE O ORIXÁ OXALÁ
No canal Umband’Boa, você encontra um vídeo sobre o Orixá Oxalá. Solta o play abaixo:
VEM COM A GENTE CELEBRAR O ORIXÁ OXALÁ
Entre os dias 05 a 07 de maio, no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, acontecerá o Festival Salve Orixás 2023: uma edição repleta de culturas afro brasileiras e indígenas, com muita arte e música para celebrarmos nossos Orixás e Ancestralidades.
Clique aqui e confira a programação completa, conheça os artistas e vem com a gente para uma grande festa!
Gostou do nosso conteúdo?
Aproveite para conferir uma playlist completa no Spotify para você conhecer nossos artistas convidados, nos seguir no Instagram, se inscrever em nosso canal do YouTube e ainda assinar nossa Newsletter!
Créditos:
Texto de Bruno Vieira e Magno Martins
Imagem Orixá Oxalá, tela de Ester de Oxum