fbpx

arte e cultura como ferramentas de transformação

Conheça o Orixá Ogum

Para nós, do Festival Salve Orixás, é uma alegria e honra celebrarmos o Orixá Ogum, o senhor da terra.

Neste artigo, você aprenderá mais sobre suas origens, características, rituais e muito mais sobre o Orixá Ogum, o que abre os caminhos!


ORIXÁ OGUM, OGUM YÊ, MEU PAI!

Ogum é o senhor da guerra, do ferro, da metalurgia e da tecnologia. Protege ferreiros, agricultores, caçadores e todos os profissionais que de alguma forma lidam com o ferro ou metais afins. Foi Ogum quem ensinou aos seres humanos como forjar o ferro e o aço. Irmão de Exu e de Oxóssi, sua arma é a espada e sua conduta é a lei.

Orixá conquistador, Ogum está vinculado ao desenvolvimento da técnica e à sobrevivência. Ele é correto nas suas condutas – onde estiver Ogum, lá estarão os olhos da Lei.

Lutando com Ogum, a proposta do Festival Salve Orixás é contribuir para o debate de como podemos, por meio da arte, da cultura e da educação, abrir os caminhos para novos entendimentos sobre o legado negro e indígena para o Brasil.

Abaixo você confere mais sobre as características e rituais sobre o Orixá Ogum:

DIA: Terça-Feira
CORES: Verde ou Azul-escuro, Vermelho (algumas qualidades)
SÍMBOLOS: Bigorna, Faca, Pá, Enxada e outras ferramentas
ELEMENTOS: Terra (florestas e estradas) e Fogo
DOMÍNIOS: Guerra, Progresso, Conquista e Metalurgia
SAUDAÇÃO: Ògún ieé!
Fonte: Site O Candombé


ORIXÁ OGUM, O QUE ABRE OS CAMINHOS

Segundo registrado em “O Livro dos Orixás” (Editrora Fi), o autor Vicente Galvão Parizi reforça que o Orixá Ogum:

Orixá primordial, entre os quatro primeiro criados, a Ogum compete a tarefa de civilizar o mundo. Essa missão foi designada pelo próprio Elédùnmarè e ele a cumpriu com perfeição: Ogum ensinou aos homens os segredos da dominação do fogo, inventando a forja e a metalurgia. Ogum é o responsável pelos instrumentos que permitiram a agricultura (pá, enxada, rastelo, arado), caça (lança, faca, facão), defesa e guerra (punhal, lança, armas de fogo), mineração (pás e picaretas), saúde (bisturis e outros elementos cirúrgicos), transporte (arreios, trilhos de trem, navios, submarinos, aviões, sondas espaciais), enfim, tudo o que envolve cultura e metal, trabalho e tecnologia, incluindo o mundo dos computadores, redes de transporte de energia.


APRENDA MAIS SOBRE O ORIXÁ OGUM

Em seu canal no YouTube, o babalorixá e antropólogo dr. e pai Rodney William de Oxóssi (autor do livro “Apropriação Cultural” pela coleção Feminismos Plurais), traz uma live sobre o Orixá Ogum. Solta o play abaixo:

OGUM | A guerra e a ética nagô

VEM COM A GENTE CELEBRAR O ORIXÁ OGUM

Entre os dias 05 a 07 de maio, no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, acontecerá o Festival Salve Orixás 2023: uma edição repleta de culturas afro brasileiras e indígenas, com muita arte e música para celebrarmos nossos Orixás e Ancestralidades.

Clique aqui e confira a programação completa, conheça os artistas e vem com a gente para uma grande festa!

Gostou do nosso conteúdo?

Aproveite para conferir uma playlist completa no Spotify para você conhecer nossos artistas convidados, nos seguir no Instagram, se inscrever em nosso canal do YouTube e ainda assinar nossa Newsletter!

Créditos:
Texto de Bruno Vieira e Magno Martins
Imagem Orixá Ogum, tela de Ester de Oxum

Cadastre-se e receba os nossos conteúdos para aprender mais sobre as culturas afro-brasileiras e indígenas!

Imagem: Ogum - Tela de Ester de Oxum

conheça os orixás

Roda de Conversa

arte e cultura como ferramentas de transformação

No dia 06 de maio, às 16 horas, no Teatro Francisco Nunes, artistas e educadores vão se reunir para discutir os desafios do ensino das culturas negra e indígena e compartilhar ideias sobre como estabelecer pontes entre escolas e outras instituições. O debate é gratuito e aberto a todos.

Aviso de Cookies:
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Conheça nossa Política de Privacidade.