arte e cultura como ferramentas de transformação

Conheça o Orixá Nanã

Para nós, do Festival Salve Orixás, é uma alegria e honra celebrarmos o Orixá Nanã, a dona da vida e senhora da morte.

Neste artigo, você aprenderá mais sobre suas origens, características, rituais e muito mais sobre o Orixá Nanã, a mais velha das Iabá!


ORIXÁ NANÃ, SALUBA NANÃ!

Senhora dos mistérios, Nanã é uma yabá que tem sua origem junto com a criação do mundo. Seus maiores fundamentos se encontram na lama dos pântanos e mangues, locais onde há muita produção e formação de vida – é no barro que a vida começa. Sintetizando em si mesma a morte, a fecundidade e a riqueza, é a mais antiga das divindades das águas e representa a memória ancestral do povo negro: é a mãe antiga por excelência.

Nanã é a luz que nos guia, o nosso cotidiano – conhecer a própria vida e o próprio destino é conhecer Nanã, pois os fundamentos dos orixás e do Candomblé estão ligados à vida. A nossa vida é o nosso orixá.

Criando e recriando com Nanã, a proposta do Festival Salve Orixás é contribuir para o debate de como podemos, por meio da arte, da cultura e da educação, abrir os caminhos para novos entendimentos sobre o legado negro e indígena para o Brasil.

Abaixo você confere mais sobre as características e rituais sobre o Orixá Nanã:

DIA: Terça-feira
CORES: Anil, Branco e Roxo
SÍMBOLO: Bastão de hastes de palmeira (Ibiri)
ELEMENTO: Terra, Água, Lodo
DOMÍNIOS: Vida e Morte, Saúde e Maternidade
SAUDAÇÃO: Salubá!
Fonte: Site O Candomblé


ORIXÁ NANÃ, A SENHORA DOS MISTÉRIOS

Segundo registrado em “O Livro dos Orixás” (Editrora Fi), o autor Vicente Galvão Parizi reforça que o Orixá Nanã:

Apenas mulheres incorporam esse Orixá e apenas elas podem participar dos seus ritos privados. Associada ao mesmo tempo à vida e à morte, Nanã proíbe que mulheres recém-paridas ou em ciclo menstrual participem de seus ritos, pois estão nesse momento envolvidas apenas no ciclo da vida. No Candomblé, quando Nanã está em terra, ou seja, quando alguma filha está incorporada, os homens não devem dançar, permanecendo quietos, cabeça baixa diante desse feminino antigo e poderoso.


APRENDA MAIS SOBRE O ORIXÁ NANÃ

No canal Umband’Boa, traz um vídeo sobre o Orixá Nanã. Solta o play abaixo:

Tudo sobre Nanã Buruquê


VEM COM A GENTE CELEBRAR O ORIXÁ NANÃ

Entre os dias 05 a 07 de maio, no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, acontecerá o Festival Salve Orixás 2023: uma edição repleta de culturas afro brasileiras e indígenas, com muita arte e música para celebrarmos nossos Orixás e Ancestralidades.

Clique aqui e confira a programação completa, conheça os artistas e vem com a gente para uma grande festa!


Gostou do nosso conteúdo?

Aproveite para conferir uma playlist completa no Spotify para você conhecer nossos artistas convidados, nos seguir no Instagram, se inscrever em nosso canal do YouTube e ainda assinar nossa Newsletter!

Créditos:
Texto de Bruno Vieira e Magno Martins
Imagem Orixá Nanã, tela de Ester de Oxum

Cadastre-se e receba os nossos conteúdos para aprender mais sobre as culturas afro-brasileiras e indígenas!

Imagem: Nanã - Tela de Ester de Oxum

conheça os orixás

Roda de Conversa

arte e cultura como ferramentas de transformação

No dia 06 de maio, às 16 horas, no Teatro Francisco Nunes, artistas e educadores vão se reunir para discutir os desafios do ensino das culturas negra e indígena e compartilhar ideias sobre como estabelecer pontes entre escolas e outras instituições. O debate é gratuito e aberto a todos.

Aviso de Cookies:
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Conheça nossa Política de Privacidade.